Quinta-feira, 10 de Julho, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Brent sobe 1,87% e aproxima-se da barreira dos 70 dólares por barril

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em setembro encerrou esta segunda-feira com uma valorização de 1,87%, fixando-se nos 69,58 dólares no mercado de futuros de Londres. O crude do Mar do Norte, referência na Europa, ganhou 1,28 dólares face aos 68,30 dólares registados no fecho da sessão anterior.

Apesar da decisão da OPEP+ de aumentar a sua produção em 548 mil barris por dia (bpd) a partir de 1 de agosto — um valor significativamente superior aos 137 mil bpd dos últimos três meses — os mercados reagiram positivamente, ignorando o que à partida seria uma pressão descendente sobre os preços.

Segundo Razan Hilal, analista da Forex, vários fatores continuam a sustentar o otimismo dos investidores. “A confiança da OPEP+ na retoma do equilíbrio entre oferta e procura é lida como um sinal positivo pelos mercados”, sublinhou.

Outros fatores que contribuíram para o movimento ascendente do Brent incluem:

  • A fraqueza do dólar norte-americano, que torna o petróleo mais barato para compradores com outras moedas;
  • As expectativas de cortes nas taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA;
  • A possibilidade de novos acordos comerciais entre os Estados Unidos e os seus parceiros globais.

Sobre este último ponto, o Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o alargamento do prazo das negociações tarifárias até 1 de agosto, uma vez que acordos com blocos estratégicos como a União Europeia ainda não foram finalizados.

Com o Brent a oscilar perto dos 70 dólares, os mercados parecem posicionar-se com uma visão mais otimista sobre a recuperação económica global e o reforço da procura energética.

×
×

Cart