O Presidente da República de Angola, João Lourenço, foi distinguido, nesta quarta-feira, 28 de Maio, com o prestigiado prémio “The Africa Road Builders – Troféu Babacar Ndiaye”, em cerimónia realizada em Abidjan, capital da Côte d’Ivoire. O galardão homenageia líderes africanos que se destacam pelo seu empenho na edificação de infra-estruturas estratégicas para o desenvolvimento e integração do continente.
A distinção reconhece os avanços promovidos pelo Presidente angolano em obras estruturantes, como o Corredor do Lobito, o novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto e projectos nas áreas de energia e transporte.
O prémio foi entregue ao Ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, que representou João Lourenço na cerimónia. Em nome do Chefe de Estado, o ministro destacou que este troféu representa um “justo reconhecimento” dos esforços de Angola na construção de infra-estruturas com impacto local e regional.
“Angola está a criar soluções para os problemas locais, mas também com foco na integração regional, sobretudo no domínio das ferrovias, rodovias e energia eléctrica limpa”, afirmou o ministro.
Segundo a organização do evento, apoiada institucionalmente pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), a aposta em infra-estruturas é tão essencial quanto os sectores da educação e da agricultura, integrando-se numa cadeia de valor vital para o progresso económico e social dos países africanos.
A distinção motiva Angola a continuar com “maior dedicação e entusiasmo” na superação dos desafios do desenvolvimento sustentável, reforçando a visão de uma África mais interligada, resiliente e próspera.