Foi inaugurada esta terça-feira, no município do Panguila, província do Bengo, uma moderna unidade de abate e comercialização de carne de frango, com capacidade para processar até 1 milhão e 900 mil aves por ano. O empreendimento representa um investimento de 17 milhões de euros e já gerou 275 postos de trabalho, com expectativa de empregar mais 200 pessoas na segunda fase do projeto.
A cerimónia de inauguração foi presidida pela governadora Maria Antónia Nalumba, que destacou o impacto positivo do investimento na cadeia de produção e comercialização de carne de frango, sublinhando ainda as oportunidades de negócios e de empregabilidade que se abrem para a província e o país.
“O objetivo é reduzir a dependência de importações, que actualmente consomem cerca de 250 milhões de dólares anuais do Estado, e garantir a autossuficiência alimentar”, frisou a governadora.
Classificado como um investimento estratégico pela Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), o projecto insere-se nos esforços do Executivo para estimular o surgimento de mais negócios do género, com especial enfoque na desburocratização dos processos.
A unidade opera com padrões halal e distribui já os seus produtos — frango inteiro, coxas, peito, asas e miúdos — para grossistas e retalhistas da capital, Luanda, estando prevista a abertura de mais pontos de venda em breve.