Quarta-feira, 30 de Abril, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Empresários egípcios reforçam interesse em investir em Angola

Durante a visita oficial do Presidente da República de Angola, João Lourenço, ao Egito, vários empresários egípcios manifestaram forte interesse em reforçar os investimentos no território angolano, destacando o ambiente de negócios como atrativo e promissor.

Ahmed Amin, líder do grupo El Saúd Electric, revelou que a sua empresa possui uma carteira de investimentos em Angola no valor de mil milhões de dólares, com novos projectos em curso nas províncias de Cabinda e Malanje. Entre os investimentos destacam-se uma linha de transmissão de alta capacidade e um parque solar com 90 megawatts, a ser instalado em Cabinda.

“Estamos a trabalhar com diferentes ministérios angolanos no modelo EPC + Financiamento. Acreditamos que Angola tem grandes recursos e capacidade para o futuro”, disse Ahmed Amin, sublinhando o apoio contínuo da empresa aos esforços do Governo angolano.

A atratividade do mercado angolano também está a chamar a atenção de outros grupos egípcios, especialmente nos sectores da energia, tecnologia e saúde. “Angola é um país grande em África, pronto para acolher investidores de diferentes setores”, acrescentou o empresário.

O Presidente do Conselho de Administração da Agência de Promoção de Investimento e Exportações (AIPEX), referiu que está em marcha uma abordagem de captação direta de investimento, com reuniões agendadas para o dia 30 de Abril com as maiores empresas egípcias. Segundo a AIPEX, existem actualmente seis intenções formais de investimento egípcio em Angola, das quais quatro já foram implementadas, num montante superior a 4,1 milhões de dólares e com a criação de cerca de 2.000 empregos.

A visita presidencial visa ainda reforçar a cooperação bilateral entre Angola e o Egito em diversos domínios, nomeadamente política, defesa, segurança, economia, saúde, educação, formação técnica, petróleo e gás, agricultura e pescas.

×
×

Cart