O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o projeto de Decreto Presidencial que estabelece o Plano Urbanístico da Cidade Aeroportuária do Icolo e Bengo, designado “ICB-Aerotrópolis”.
De acordo com o comunicado da reunião, presidida pelo Chefe de Estado, João Lourenço, o plano define a estruturação do projeto desde a fase conceptual até ao desenho urbanístico, baseando-se em princípios-chave para um desenvolvimento sustentável.
O projeto visa transformar a região num novo centro logístico e de serviços, integrando-se nas iniciativas da Agenda do Aeroporto e promovendo uma abordagem sustentável. Além disso, pretende projetar uma “Angola do Futuro”, posicionando o país como um hub estratégico na conexão de África aos mercados globais.
A nova cidade aeroportuária surge ainda como uma oportunidade de desenvolvimento para a futura província de Icolo e Bengo, com a criação de uma trajetória evolutiva bem definida. O plano prevê atrair investimentos estrangeiros e fomentar a criação de empregos através da capacitação e promoção do setor educativo, alinhando-se com as projeções de crescimento económico até 2050.
Angop
