Após a conclusão da Cimeira da União Africana em Addis Abeba, o Presidente de Angola e recém-empossado líder da União Africana, João Lourenço, reuniu-se na manhã de segunda-feira com o Primeiro-Ministro da Etiópia, Abyi Ahmed Al, para discutir o fortalecimento da cooperação bilateral e os desafios do seu mandato à frente da organização continental.

Angola e Etiópia mantêm uma relação de cooperação sólida, baseada no intercâmbio político, económico e cultural. Nos últimos anos, os dois países têm intensificado o diálogo para fortalecer parcerias estratégicas em áreas como comércio, infraestrutura, energia e segurança.
Com a liderança de João Lourenço na União Africana, a cooperação entre Angola e Etiópia tende a fortalecer-se com novos acordos e iniciativas conjuntas, visando ampliar as trocas comerciais, fortalecer os laços políticos e impulsionar o desenvolvimento sustentável de ambas as nações.
Um gesto simbólico marcou o respeito e a parceria entre os dois Estados: o Primeiro-Ministro etíope acompanhou pessoalmente o Presidente João Lourenço até ao Aeroporto Internacional de Bole, despedindo-se antes do seu retorno a Luanda.
Esta visita histórica a Addis Abeba encerra-se com a missão de João Lourenço de liderar o continente africano por um ano, um desafio que promete fortalecer a integração e o desenvolvimento da África.