Quarta-feira, 5 de Fevereiro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Dezenove hipopótamos morrem no Zimbabué devido à seca

Dezenove hipopótamos morreram no Zimbabué nos últimos três meses, devido à escassez de alimentos provocada pela seca severa que afecta a região, informou nesta quinta-feira, 9 de Janeiro, a Autoridade de Gestão de Parques e Vida Selvagem do Zimbabué (ZimParks).

De acordo com um comunicado da entidade, amostras retiradas dos animais mortos não revelaram sinais de anormalidades ou envenenamento, mas apontaram para déficits nutricionais graves como a principal causa das mortes.

Animais em busca de alimento

As investigações indicaram que os hipopótamos percorriam até dez quilómetros fora do seu habitat natural na tentativa de encontrar alimento.

“As conclusões apontam claramente que a maioria dos casos de mortalidade está directamente relacionada a graves défices nutricionais e não a doenças infecciosas”, refere o comunicado divulgado pela ZimParks.

Impacto da seca no sul da África

O Zimbabué está entre os países da África Austral mais afectados pela seca nos últimos meses. Cerca de metade da população de hipopótamos na região do rio Zambeze encontra-se em condições de saúde precárias, com ossos pélvicos e dorsais visíveis, sinais evidentes de desnutrição ou falta de alimentação adequada, alerta a autoridade.

×
×

Cart