O Barcelona iniciou a sua participação na Liga dos Campeões com uma derrota surpreendente frente ao Mónaco, por 2-1, no Estádio Louis II. A expulsão de Eric García aos 10 minutos condicionou fortemente o jogo dos catalães.
Líder destacado do campeonato espanhol, o Barcelona viu assim a sua série de vitórias consecutivas ser interrompida. Esta derrota marca a segunda vez que o Barça cai frente ao Mónaco nesta temporada, depois da derrota por 3-0 no Troféu Joan Gamper.
A expulsão de Eric García, após uma falta sobre Takumi Minamino, deixou o Barcelona com um jogador a menos e a jogar contra a corrente. Pouco depois, aos 16 minutos, Maghnes Akliouche, assistido por Vanderson, inaugurou o marcador para os monegascos.
A reação do Barcelona não se fez esperar e, aos 28 minutos, Lamine Yamal, a grande promessa do clube, marcou o seu primeiro golo na Liga dos Campeões, restabelecendo a igualdade.
Na segunda parte, o Mónaco, de regresso à principal competição europeia, voltou a marcar por intermédio de George Ilenikhena, aos 71 minutos, num lance em que Vanderson mais uma vez se destacou.
Esta derrota coloca em causa as aspirações do Barcelona na Liga dos Campeões e levanta algumas dúvidas sobre a capacidade da equipa de lidar com a adversidade.