Segunda-feira, 26 de Janeiro, 2026

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Angola e Brasil avançam na cooperação para a produção de alimentos

Angola e o Brasil deram novos passos para a operacionalização do acordo de cooperação na produção de alimentos, na sequência da entrega de uma proposta formal apresentada pelo ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil às autoridades angolanas.

O Ministro de Estado para a Coordenação Económica recebeu, esta terça-feira, o seu homólogo brasileiro, acompanhado por membros da equipa económica, para analisar os termos do acordo bilateral. Durante o encontro, a delegação brasileira apresentou uma proposta concreta para a implementação do projecto, que já conta com o interesse de quatro grandes grupos empresariais do Brasil.

Segundo foi avançado, estes grupos identificaram oportunidades em várias áreas, nomeadamente na produção de grãos como milho e soja, no cultivo de algodão e na produção de carne bovina e suína. Os empresários manifestaram directamente ao Governo angolano a intenção de investir no país, garantindo também a participação de quadros e parceiros angolanos nos projectos.

O ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil assegurou que existem mecanismos de financiamento para apoiar os investimentos previstos. A proposta inclui um arranjo financeiro estruturado, com o envolvimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) e do Banco do Brasil, através de linhas de crédito para financiamento, custeio e apoio à exportação. O governante brasileiro sublinhou que o objectivo é agora articular com o Executivo angolano a sua forma de participação, de modo a fechar a estrutura do projecto e avançar para a concessão de áreas e o início efectivo dos investimentos.

O pacote apresentado prevê ainda investimentos em infra-estruturas, para além do fornecimento de máquinas e equipamentos agrícolas, reforçando a dimensão estruturante da cooperação.

Do lado angolano, o secretário de Estado para as Florestas garantiu que já foram identificadas áreas para a implementação dos projectos. Numa primeira fase, os investimentos poderão arrancar nas províncias do Cuanza Norte, Uíge e Malanje. As autoridades angolanas asseguraram igualmente a disponibilidade de terras noutras regiões do país, como o Moxico, Moxico Leste, Cuando Cubango, Lunda Norte e Lunda Sul, para futuras fases do programa.

A cooperação entre Angola e o Brasil na área agrícola é vista como estratégica para o reforço da segurança alimentar, a diversificação da economia angolana e a promoção de investimentos privados de grande escala no sector produtivo.

Mais Lidos
  • No results available
×
×

Cart