Quinta-feira, 5 de Fevereiro, 2026

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Bancário acusado de desviar mais de mil milhões de kwanzas em Luanda

Um engenheiro informático afecto a um banco comercial em Luanda está a ser acusado de ter desviado, de forma fraudulenta, mais de mil milhões de kwanzas dos sistemas da instituição financeira onde trabalhava, segundo informações divulgadas pela Polícia Nacional.

De acordo com as autoridades, o suspeito terá utilizado os seus conhecimentos técnicos para aceder indevidamente ao sistema informático do banco e efectuar transferências ilícitas de somas avultadas para várias contas bancárias. A alegada fraude foi detectada no dia 28 de Novembro de 2025, altura em que a instituição financeira, ao notar anomalias no sistema, comunicou o caso à Polícia Nacional.

As investigações, em curso desde Novembro, resultaram já na detenção de 19 indivíduos. Desses, 18 foram encaminhados ao Ministério Público, ouvidos pelo juiz de garantias e sujeitos à medida de coacção mais gravosa, a prisão preventiva.

Segundo a Polícia Nacional, após o desvio dos valores, o principal suspeito adquiriu diversos bens, incluindo duas viaturas e uma residência no município de Talatona, entretanto apreendidas por terem sido compradas com dinheiro proveniente da alegada fraude. Os valores desviados terão sido distribuídos por várias contas bancárias, com sucessivas transferências para dificultar o rastreio.

No âmbito da mesma operação, foram também detidos seis seguranças de uma empresa privada de transporte de valores, acusados de terem subtraído dinheiro de uma caixa-forte instalada numa viatura de transporte. Um dos implicados terá retirado, de forma ilícita, cerca de um milhão e seiscentos mil kwanzas, valor que depois foi repartido entre os membros da equipa.

As autoridades revelaram ainda que, neste grupo, estaria envolvido um cidadão que se fazia passar por militar ou agente da Polícia Nacional, utilizando fardamentos das Forças Armadas Angolanas e da Polícia Nacional, além de ter sido detido em posse de uma arma de fogo.

Segundo a Direcção de Investigação e Ilícitos Penais (DIP), os indícios apontam para a existência de um esquema de concertação criminosa, não se tratando de actos isolados, mas de práticas reiteradas.

A operação policial resultou igualmente na detenção de mais de 50 cidadãos por crimes diversos em vários pontos de Luanda, no quadro do reforço das acções de combate à criminalidade.

Palavras-chave: bancário, desvio de fundos, mil milhões de kwanzas, Luanda, fraude bancária, Polícia Nacional, prisão preventiva, Talatona, criminalidade económica

×
×

Cart