A Igreja Católica em Angola está de luto pela morte de Dom Serafim Shyngo-Ya-Hombo, bispo emérito de Mbanza Kongo, cujos restos mortais chegaram ao país na tarde de quarta-feira, num ambiente marcado por dor, comoção e oração.

Dom Serafim faleceu no dia 1 de Janeiro, aos 80 anos de idade, vítima de doença, na República da Namíbia. A sua morte provocou uma onda de consternação entre fiéis católicos, religiosos e a sociedade em geral, que se unem em oração pelo eterno descanso de uma das figuras mais marcantes do episcopado angolano.
A cerimónia de recepção dos restos mortais decorreu no Terminal Aéreo Militar, em Luanda, e contou com a presença de entidades eclesiásticas, governantes, familiares e amigos, num momento solene marcado por preces, semblantes carregados de tristeza e profundo sentimento de perda.
Dom Serafim Shyngo-Ya-Hombo será recordado pela sua humildade, espírito de serviço e dedicação à evangelização, valores sublinhados por várias personalidades presentes na cerimónia. O governador da província do Zaire destacou o seu legado humano e espiritual, afirmando que o antigo prelado deixou uma marca indelével como filho de Angola e exemplo de solidariedade, cujos ensinamentos devem continuar a inspirar as novas gerações.
As condolências têm sido endereçadas à família, amigos e, de forma particular, à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, da qual Dom Serafim fez parte, sendo um dos primeiros sacerdotes capuchinhos angolanos. Reconhecido pela sua profunda espiritualidade, foi um bispo próximo do seu povo, sobretudo dos mais pobres e necessitados, empenhando-se no desenvolvimento pastoral e na evangelização das comunidades rurais, sempre com a simplicidade franciscana que o caracterizava.
Natural da Kibala, província do Cuanza Sul, Dom Serafim foi nomeado bispo de Mbanza Kongo em Maio de 1992, diocese que dirigiu até Junho de 2008, altura em que renunciou por motivos de saúde. Entre os momentos marcantes do seu episcopado, destaca-se a honra de ter acolhido, em Mbanza Kongo, o Papa João Paulo II, durante a primeira visita de um Sumo Pontífice a Angola.
Palavras-chave: Dom Serafim Shyngo-Ya-Hombo, Igreja Católica, Mbanza Kongo, bispo emérito, luto, Angola

