O Presidente da República de Angola e atual presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, participa amanhã, quinta-feira, 9 de outubro, na segunda edição do Fórum Global Gateway, que decorre em Bruxelas, Bélgica. O evento, promovido pela Comissão Europeia, visa reforçar o diálogo estratégico e mobilizar investimentos sustentáveis para o desenvolvimento global, com destaque para o continente africano.

Criado em 2021, o Fórum Global Gateway tem como meta mobilizar até 2027 cerca de 300 mil milhões de euros para financiar projetos de infraestrutura, energia, conectividade digital, saúde e educação em várias regiões do mundo. África tem sido um dos principais focos desta iniciativa, dada a sua necessidade de investimentos estruturantes que promovam o crescimento e a integração continental.
Durante o encontro, João Lourenço deverá abordar o papel da União Africana na captação de recursos para o desenvolvimento de infraestruturas no continente, reiterando a visão de que “África não se pode desenvolver sem o investimento em infraestruturas”, segundo fontes ligadas à presidência.
O fórum reúne, em Bruxelas, chefes de Estado e de Governo, representantes de instituições financeiras internacionais, empresas multinacionais e organizações da sociedade civil, com o objetivo de fortalecer parcerias entre a Europa e outras regiões.
A presença de João Lourenço ocorre num contexto de intensa agenda diplomática entre Angola, a União Africana e a União Europeia. No final deste mês, Luanda acolherá a Cimeira sobre o Financiamento de Infraestruturas em África (de 28 a 31 de outubro), e, em novembro (dias 24 e 25), a Cimeira União Africana–União Europeia, ambas com enfoque na cooperação e no investimento estratégico no continente.
Entre os outros líderes africanos confirmados no Fórum Global Gateway estão os presidentes Cyril Ramaphosa (África do Sul), Bola Tinubu (Nigéria) e Faure Gnassingbé (Togo).