Quinta-feira, 9 de Outubro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

SIC desmantela esquema de burla de mais de 31 milhões de kwanzas com falsos comprovativos bancários

Três cidadãos, com idades compreendidas entre os 26 e 40 anos, foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), esta quinta-feira, por burla de mais de 31 milhões de kwanzas, resultante da compra fraudulenta de dois geradores industriais numa loja localizada no bairro do Longo, município da Catumbela, província de Benguela.

O Guardião

O facto ocorreu no dia 26 deste mês, quando os suspeitos se apresentaram como potenciais compradores e, para efetivar a aquisição, emitiram falsos comprovativos de transferência bancária através de telemóvel e equipamentos informáticos. Convencida da veracidade dos documentos, a empresa entregou os geradores, sofrendo prejuízos consideráveis.

Graças às diligências do SIC, foi possível deter os presumíveis autores, apreender os dois geradores e recuperar diversos bens já adquiridos pelos acusados com o valor da burla, incluindo eletrodomésticos. Dos quatro envolvidos, um encontra-se em fuga, estando em curso operações para a sua localização.

Os detidos enfrentam acusações de associação criminosa e burla e serão presentes ao Ministério Público para os devidos trâmites legais.

O inspetor-chefe do SIC, Francisco Vieira, apelou aos empresários e gestores a adotarem maiores precauções nas transações comerciais, recomendando a confirmação do crédito efetivo nas contas bancárias antes da entrega de mercadorias, sobretudo em operações interbancárias.

×
×

Cart