Sábado, 6 de Setembro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

João Lourenço reúne-se com líder do PS português e com CEOs da ENI e BP em Luanda

O Presidente da República, João Lourenço, manteve esta quarta-feira, em Luanda, uma série de encontros políticos e empresariais com destaque para a visita do Secretário-Geral do Partido Socialista Português (PS), José Luis Carneiro, e com os presidentes executivos das multinacionais ENI e BP.

Reforço das relações políticas com Portugal

No final da audiência no Palácio Presidencial, José Luis Carneiro sublinhou aos jornalistas a importância dos laços históricos entre Angola e Portugal. “Falámos das relações de consanguinidade, entre outras, que existem entre os dois povos”, afirmou o político português, que lidera o PS, partido atualmente no Governo em Lisboa.

ENI quer ampliar a Refinaria de Luanda

João Lourenço recebeu também o CEO da petrolífera italiana ENI, Cláudio Descalzi, com quem abordou o trabalho da multinacional no setor energético angolano. À saída, o responsável anunciou que a empresa pretende ampliar a Refinaria de Luanda, além de avançar com novos projetos ligados à transição energética.

Fundada em 1953, a ENI é uma das maiores companhias globais de energia, centrada na exploração e produção de hidrocarbonetos e no desenvolvimento de soluções de energia renovável.

BP reafirma aposta em Angola

O Chefe de Estado angolano concedeu ainda uma audiência ao CEO da British Petroleum (BP), Murray Auchinolas. O encontro focou-se na atividade da empresa em Angola e no reforço da sua presença no setor petrolífero nacional.

A BP, com sede no Reino Unido, atua em mais de 100 países e é considerada uma das principais multinacionais do setor energético mundial.

×
×

Cart