Sábado, 6 de Setembro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Ex-ministro das Relações Exteriores da Zâmbia condenado a prisão e trabalhos forçados por corrupção

O antigo ministro das Relações Exteriores da Zâmbia, Joseph Malanji, foi condenado esta quinta-feira, 4 de setembro de 2025, a quatro anos de prisão com trabalhos forçados, após ter sido considerado culpado em um processo por corrupção. A decisão foi proferida por um tribunal zambiano, segundo constatou uma equipa da agência AFP presente na audiência.

Malanji, de 60 anos, exerceu funções entre 2018 e 2021, no governo do ex-presidente Edgar Lungu, e foi acusado de desvio de fundos públicos utilizados, entre outros fins, para a compra de dois helicópteros.

Na mesma sessão, o ex-secretário do Tesouro, Fredson Yamba, coacusado no processo, foi condenado a três anos de prisão.

Trata-se dos primeiros altos responsáveis do governo de Edgar Lungu (2015–2021) a serem condenados por corrupção após a chegada ao poder do atual presidente, Hakainde Hichilema, que fez da luta contra este fenómeno uma das suas principais bandeiras políticas.

A corrupção tem sido apontada como um dos maiores entraves ao desenvolvimento do país, que apesar de ser rico em cobre, continua a enfrentar altos índices de pobreza. De acordo com o Banco Mundial, mais de 64% da população zambiana vive abaixo da linha da pobreza.

Em 2024, a Zâmbia figurava entre os países com pior classificação no Índice de Perceção da Corrupção, da Transparência Internacional, contexto que reforça a pressão interna e externa sobre o governo para aplicar medidas mais rigorosas contra os desvios de recursos públicos.

×
×

Cart