Segunda-feira, 18 de Agosto, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Refinaria de Cabinda com 90% de execução será inaugurada em setembro

Com mais de 90% de avanço físico, a refinaria de Cabinda está praticamente pronta para entrar em funcionamento e dar um contributo significativo à economia nacional. As obras encontram-se na fase de acertos finais, com as unidades de processo CDU e KSU já concluídas e mais de 18 tanques prontos. No total, foram montados e conectados mais de 158 mil metros cúbicos de tubulações.

Os sistemas de automação, energia e utilidades estão igualmente em fase final de testes. Nesta sexta-feira, o secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, liderou uma delegação da Sonangol numa visita de trabalho ao empreendimento, tendo sido recebido pela governadora da província, Susana Abreu.

De acordo com a governadora, a refinaria começará a produzir gasóleo já em setembro, com uma capacidade inicial de refinar 30 mil barris de petróleo por dia. Numa fase posterior, será expandida para a produção de nafta, gasolina, Jeta A1 e outros derivados.

“Estamos orgulhosos com esta conquista. A refinaria irá servir o país, as pessoas e a economia”, afirmou Susana Abreu, sublinhando que a província aguarda com expectativa a visita do Presidente da República, João Lourenço, por ocasião da inauguração.

Atualmente, cerca de 3.300 profissionais asseguram a construção da refinaria, dos quais 87% são mão de obra angolana, reforçando o impacto social e económico do projeto na região.

×
×

Cart