O Presidente da República, João Lourenço, encerrou nesta quinta-feira a sua visita de trabalho à província da Lunda Norte com uma conferência de imprensa, na qual abordou questões relacionadas com infra-estruturas rodoviárias, energia, saúde, ensino superior e programas de desenvolvimento agrícola.

Após inaugurar o novo campus da Universidade Lueji A’Nkonde, no Dundo, e orientar uma reunião com o Governo provincial, o Chefe de Estado destacou a importância do investimento realizado, que “traz uma outra qualidade de conforto para estudantes, docentes e trabalhadores” e que contribuirá para formar quadros capazes de impulsionar o desenvolvimento económico e social da província e do país.
Estradas e mobilidade
Respondendo a preocupações sobre as vias de comunicação que ligam diversas localidades da província, João Lourenço reconheceu avanços nos últimos anos, mas salientou que “ainda há trabalho por fazer” para que se alcance um nível satisfatório. Comparou as estradas às “artérias que transportam o sangue para alimentar o corpo”, reforçando que o Executivo mantém atenção permanente a este sector em todo o território nacional.
Planagrão e produção agrícola
Sobre o Planagrão, o Presidente sublinhou que se trata de um programa de âmbito nacional e que todas as províncias, incluindo a Lunda Norte, podem e devem contribuir para o seu sucesso, desde que possuam condições para tal.
Formação superior e diversificação de cursos
Quanto à oferta académica do novo campus universitário, que inicialmente ministrará cursos de Direito e Economia, o Presidente assegurou que a expansão está prevista, incluindo áreas de engenharia, para adequar-se às necessidades locais e nacionais.
Saúde e hospital do Dundo
João Lourenço garantiu a retoma imediata das obras do Hospital Geral do Dundo, cuja paralisação foi reportada pelo governo provincial. Referiu ainda que a construção e reabilitação de unidades hospitalares em todo o país “é imparável” e que outras localidades, como o Lóvua, também serão contempladas.
Energia eléctrica para o Leste do país
O Chefe de Estado reconheceu que as províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico ainda não estão ligadas à rede nacional de energia, mas anunciou que existe financiamento garantido para expandir a linha de transporte desde Laúca até Xá-Muteba, com continuidade para Saurimo, Dundo e Luena. Parte significativa do recente acréscimo de mais de 750 milhões de euros na linha de crédito de Portugal será destinada a este projecto.
Investimento no ensino superior em todo o país
O Presidente adiantou que, nos próximos dois a três anos, o Executivo fará “um forte investimento” na construção de novas instalações para o ensino superior em várias regiões do país, tal como já vem sendo feito no sector da saúde.