Até quarta-feira desta semana, a Sonagás prevê colocar no mercado mais de 50 mil toneladas de gás butano, garantindo o abastecimento dos pontos de venda em todo o país. A informação foi prestada pelo Presidente da Comissão Executiva da empresa, Manuel Barros, que assegurou haver reservas suficientes para responder à procura nacional.

Segundo o responsável, as instalações da Sonagás estão a operar 24 horas por dia, sete dias por semana, com equipas técnicas e humanas reforçadas para assegurar a distribuição contínua e segura do produto. “Temos em estoque mais de 33 mil toneladas de gás, o que corresponde a cerca de 30 dias de consumo. Não há motivos para preocupação ou pânico”, afirmou.
Manuel Barros explicou que, apenas nos últimos dias, já foram introduzidas no mercado mais de 7 mil toneladas e que a empresa está a fazer reforços pontuais onde se registam maiores necessidades. Em média, a produção diária permite encher mais de 20 mil garrafas, tendo sido batido recentemente o recorde com 21.600 garrafas num único turno.
O responsável apelou ainda aos consumidores para adquirirem o gás de forma ordeira, evitando compras excessivas que possam gerar ansiedade e filas desnecessárias. Acrescentou que, além de Luanda, o abastecimento está a ser garantido para todas as províncias.