O Serviço de Investigação Criminal (SIC) anunciou a detenção de Francisco Paciente, presidente da Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA), por suspeita da prática de associação criminosa, incitação à violência, atentado à segurança nos transportes e terrorismo.

A operação ocorreu na sexta-feira, 8 de agosto, na cidade de Luanda, em cumprimento de um mandado de detenção emitido pelo Ministério Público, no âmbito da investigação que já havia resultado na captura do vice-presidente da mesma associação.
Segundo o SIC, existem fortes indícios do envolvimento de Francisco Paciente na promoção de atos de vandalismo e arruaça contra bens e serviços públicos e privados, registados no final de julho, durante protestos e paralisações de transporte.
O órgão policial esclareceu que a detenção é parte de um processo investigativo em curso, que também envolve outros suspeitos. Após o cumprimento das formalidades legais, o detido será apresentado ao Ministério Público para os trâmites subsequentes, enquanto prosseguem diligências adicionais para o completo esclarecimento dos factos.