Quinta-feira, 7 de Agosto, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Peregrinação ao Santuário da Muxima vai decorrer em novo espaço devido às obras de requalificação

A tradicional peregrinação ao Santuário da Muxima, um dos maiores eventos religiosos de Angola, vai realizar-se este ano nos dias 4, 5, 6 e 7 de setembro, mas em um novo espaço, devido às obras de requalificação da Vila da Kissama.

O Vigário-Geral da Diocese de Viana, padre Fila José Cazorle, destacou que a edição de 2025 acontece num momento especial em que Angola celebra 50 anos de independência, e decorrerá sob o lema “Maria, Mãe da Esperança, rogai por nós”.

“Queremos recorrer a Maria por essa história, a nossa história, a história de Angola, que faz precisamente 50 anos de caminhada como um povo livre. E mesmo assim não devemos cessar de dirigir a Deus as nossas orações e súplicas”, disse o sacerdote, lembrando que o jubileu universal convocado pelo Papa dá ainda mais significado à peregrinação.

A organização prevê a participação de cerca de 13 mil peregrinos. De acordo com o administrador municipal adjunto da Kissama, Francisco de Lemos, estão a ser criadas condições de segurança, saúde e logística para garantir a tranquilidade do evento, com o apoio da Polícia Nacional, bombeiros e serviços de saúde.

O padre Cazorle sublinhou ainda que a recente visita do Presidente da República, João Lourenço, às obras de requalificação reforça a expectativa de conclusão da Basílica do Santuário da Muxima.

“A visita presidencial foi um sinal claro de que a Basílica será uma realidade. Isso aumentou ainda mais a nossa esperança”, afirmou.

A peregrinação é um dos maiores momentos de fé do país, onde milhares de fiéis oram pelas famílias, pela renovação da fé e pela esperança de dias melhores.

×
×

Cart