Segunda-feira, 18 de Agosto, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

João Lourenço inicia visita oficial a Portugal com assinatura de 11 acordos de cooperação

O Presidente da República, João Lourenço, iniciou hoje uma visita oficial de dois dias a Portugal, marcada pela assinatura de 11 instrumentos jurídicos de cooperação e pela participação no EuroAfrican Forum 2025. A deslocação acontece num contexto político particular, devido ao debate em curso em Portugal sobre a nova Lei dos Estrangeiros, que tem gerado preocupações entre países da CPLP.

João Lourenço inicia visita oficial a Portugal com assinatura de 11 acordos de cooperação

Agenda política e empresarial

A agenda oficial começou com um encontro, no Palácio de Belém, com o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, seguido de uma declaração conjunta à imprensa. O Chefe de Estado angolano reuniu-se, em seguida, com o Primeiro-Ministro português, Luís Montenegro, e participou num encontro com empresários no Palácio das Necessidades, onde destacou a importância de fortalecer as relações económicas bilaterais.

Durante esta sessão, foram assinados 11 instrumentos de cooperação que abrangem áreas como promoção do investimento externo, transportes terrestres, proteção civil e bombeiros, cooperação técnico‑policial, inovação tecnológica e igualdade de género. Estes acordos visam criar novas oportunidades de negócios, promover a formação técnica e reforçar os mecanismos de resposta a emergências.

Ainda hoje, João Lourenço visitou a Assembleia da República, onde foi recebido pelo presidente do Parlamento, José Pedro Aguiar Branco. A jornada terminou com um jantar oficial oferecido por Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio da Ajuda, antecedido de um encontro com o Grupo de Embaixadores Africanos acreditados em Lisboa.

Enfoque diplomático e comunitário

Em entrevista recente, João Lourenço admitiu algum “incómodo” em relação à nova Lei dos Estrangeiros portuguesa, prometendo abordar o tema nos encontros oficiais, não apenas em nome dos angolanos residentes em Portugal, mas também dos africanos de diversas nacionalidades que escolheram o país como destino de vida e trabalho.

Participação no EuroAfrican Forum 2025

No sábado, o Presidente angolano e o seu homólogo português participam no “Diálogo entre Presidentes”, na Universidade NOVA School of Business and Economics, em Cascais, um dos momentos altos do EuroAfrican Forum 2025, que este ano tem como tema “Transformar o Amanhã: Construir Parcerias Globais para Cumprir a Agenda 2063”.

A visita oficial termina no domingo com o regresso do Chefe de Estado angolano a Luanda.

×
×

Cart