Sábado, 2 de Agosto, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Presidente iraniano afasta possibilidade de EUA destruirem programa nuclear

O Presidente do Irão considerou hoje como delirantes as declarações do homólogo norte-americano, Donald Trump, sobre a possibilidade de vir a destruir o programa nuclear de Teerão.

Presidente iraniano afasta possibilidade de EUA destruirem programa nuclear

Masoud Pezeshkian garantiu que as autoridades iranianas estão preparadas para enfrentar um possível reinício da ofensiva militar de Israel, caso o cessar-fogo de 24 de junho seja quebrado.

“As nossas capacidades nucleares estão na mente dos nossos cientistas, não nas instalações”, disse Pezeshkian, numa entrevista à cadeia de televisão Al Jazeera, na qual insistiu que o Irão vai continuar a enriquecer urânio “dentro das regras do direito internacional”.

“Trump diz que o Irão não deve ter armas nucleares, e nós aceitamos isso, tal como rejeitamos as armas nucleares. É a nossa posição política, religiosa, humanitária e estratégica”, declarou o Presidente do Irão.

Pezeshkian sublinhou que o Irão “não vai aceitar ameaças ou ditames” face às negociações, embora tenha reconhecido que Teerão “não está muito otimista” quanto ao cessar-fogo com Israel, alcançado depois de 12 dias de conflito.

“Estamos totalmente preparados para qualquer novo movimento militar israelita. As nossas Forças Armadas estão prontas para voltar a atacar nas profundezas de Israel”, garantiu Pezeshkian, acrescentando que Teerão “preparou-se para qualquer cenário e qualquer potencial resposta”.

“Israel prejudicou o Irão, e nós prejudicámos Israel. Eles desferiram golpes poderosos, e nós atacámos com força, mas eles estão a esconder as perdas”, argumentou.

O líder iraniano acrescentou que Israel “falhou completamente” ao tentar eliminar os principais dirigentes do país durante a ofensiva militar.

Neste sentido, voltou a afirmar que Israel tentou assassiná-lo com um atentado bombista durante uma reunião do Conselho Supremo de Segurança Nacional, a 15 de junho, em Teerão, ataque no qual ficou ligeiramente ferido.

Para Pezeshkian, este ataque foi uma tentativa israelita de “mergulhar o país no caos para derrubar” o regime.

Lusa

×
×

Cart