Regressaram hoje ao país 136 médicos internos da especialidade de Medicina Geral e Familiar, após três meses de formação intensiva na República de Cuba, no âmbito do Programa Emergencial de Formação de Recursos Humanos para a Saúde, financiado pelo Banco Mundial.
A formação, que decorreu entre Março e Junho deste ano, visou preparar os médicos para a prova de título profissional agendada para Setembro próximo. Esta acção enquadra-se nos esforços do Ministério da Saúde para reforçar a capacidade dos serviços de saúde primários, sendo a Medicina Geral e Familiar uma das especialidades prioritárias para assegurar o alargamento e a melhoria da qualidade da assistência médica em todo o território nacional.
Na chegada a solo angolano, os formandos manifestaram satisfação e gratidão ao Executivo angolano e às instituições parceiras pelo investimento realizado na capacitação de quadros nacionais, sublinhando a importância dos conhecimentos adquiridos para a elevação dos padrões de atendimento à população.
O Programa Emergencial de Formação de Recursos Humanos para a Saúde prevê a capacitação de 38.000 profissionais de saúde até 2028, visando colmatar o défice de especialistas nas diferentes áreas da medicina e melhorar a cobertura dos cuidados de saúde no país.
Fonte: RNA