No quadro das celebrações do 50.º aniversário da Independência Nacional e em estrito cumprimento da Lei n.º 2/25, de 18 de Março de 2025, que institui a Medalha Comemorativa alusiva à efeméride, o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, prossegue com o processo de distinção de personalidades e grupos de cidadãos cujas acções, ao longo da história de Angola, constituíram um legado duradouro de dedicação e serviço à Pátria.
Por razões organizativas, as condecorações estão a ser atribuídas em diferentes fases, através de várias cerimónias programadas para o período das festividades.
Na terceira cerimónia, agendada para os dias 2 e 3 de Julho, serão distinguidos 654 cidadãos, dos quais 155 serão agraciados com a Medalha da Classe Independência e 499 com a Medalha da Classe Paz e Desenvolvimento.
As condecorações visam reconhecer o contributo ímpar de homens e mulheres que, em diversas áreas da vida nacional, ajudaram a consolidar a soberania, a paz e o progresso de Angola desde a proclamação da Independência a 11 de Novembro de 1975.