A juventude, sendo a maior franja da sociedade angolana, tem desempenhado um papel ativo na construção da nação, apesar dos inúmeros desafios. Ao longo dos 23 anos de paz efetiva, o governo tem procurado acompanhar a dinâmica social, desenvolvendo projetos com impacto direto na vida dos jovens.

Entre 2005 e 2013, foi implementado o Plano Executivo do Governo de Apoio à Juventude (PEGAJ), em parceria com instituições públicas, privadas e a sociedade civil. Esta iniciativa resultou na redução da taxa de desemprego juvenil, melhoria das condições de vida e aumento da participação da juventude nos processos de reconstrução e desenvolvimento do país, sobretudo através do Programa Angola Jovem (PAJ).
Reconhecendo que ainda há muito por fazer, o governo levou a cabo um amplo processo de auscultação nacional, que resultou na elaboração do novo Plano de Desenvolvimento da Juventude. Este plano foca-se em áreas prioritárias como o emprego, o acesso à habitação e a melhoria da qualidade de vida dos jovens.
Durante a apresentação pública do plano, a secretária de Estado para a Juventude, Ana Bargança, destacou que continuam em curso ações de combate à gravidez precoce, assim como programas de educação sexual em todo o país. Em 2024, estas ações permitiram a formação, aconselhamento e testagem de mais de 50 mil jovens, no âmbito da prevenção contra o HIV/SIDA e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Para inovar na forma de comunicar com a juventude, foi lançado o aplicativo Oicambas, que disponibiliza informações relevantes sobre saúde, bem-estar, sexualidade, relacionamentos na adolescência e a pandemia da Covid-19.
O facilitador do encontro, Rui Caldas, apelou à união e ao engajamento dos jovens para o êxito deste plano. “Será com os jovens ou com os jovens que Angola vai vencer”, afirmou.