O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta terça-feira (8) um acordo preliminar a nível técnico com a Argentina para um novo empréstimo de 20 mil milhões de dólares.
Segundo comunicado oficial da organização financeira, a proposta será submetida à direção-executiva do FMI nos próximos dias, com base nos “impressionantes progressos iniciais” que as autoridades argentinas têm feito para estabilizar a economia do país.
O acordo surge num momento em que a Argentina enfrenta uma grave crise económica, marcada por inflação elevada, desvalorização da moeda e dificuldades nas contas públicas. Este novo pacote financeiro tem como objectivo apoiar as medidas de ajuste fiscal e reformas estruturais adoptadas pelo governo argentino, liderado pelo presidente Javier Milei.
O empréstimo deverá reforçar as reservas internacionais do país, permitir o cumprimento de compromissos externos e estabilizar o mercado cambial.
Este é mais um capítulo no histórico de colaboração entre o FMI e a Argentina, que já celebrou diversos programas de assistência financeira nas últimas décadas, muitos deles com resultados controversos.