Sábado, 19 de Abril, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Coreia do Sul anuncia pacote bilionário de ajuda à indústria automotiva

A Coreia do Sul anunciou, nesta quarta-feira (9), um pacote de emergência no valor de 2 mil milhões de dólares para apoiar a sua indústria automóvel, em resposta às novas tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos.

O governo sul-coreano alertou que as taxas de 25% sobre automóveis e peças automóveis, anunciadas pelo presidente norte-americano Donald Trump, podem representar um “golpe importante” para um dos sectores mais estratégicos da economia do país.

“Dado que os automóveis e as peças para carros são as principais exportações sul-coreanas aos Estados Unidos, a decisão de impor taxas de 25% sobre esses bens poderia significar um golpe importante para a nossa indústria automotiva”, indicou o governo em comunicado oficial.

A decisão surge depois de Trump ter anunciado tarifas sobre produtos provenientes de quase todos os países, provocando instabilidade nos mercados globais. As medidas afectam especialmente países exportadores para os EUA, como é o caso da Coreia do Sul — quarta maior economia da Ásia.

Em resposta, o governo sul-coreano preparou “um conjunto de medidas de proteção para a indústria, focado nas demandas mais urgentes”, com o objectivo de mitigar os efeitos negativos sobre as exportações, que em 2024 atingiram 42,9 mil milhões de dólares, segundo dados oficiais.

Marcas como Hyundai, Kia e Daewoo, que lideram o sector automóvel sul-coreano, poderão beneficiar directamente do pacote de ajuda, num momento em que enfrentam incertezas no seu principal mercado internacional.

Fonte: AFP

Mais Lidos
  • No results available
×
×

Cart