O Mercado da Mabunda, localizado no município da Samba, em Luanda, continua interditado para a venda direta de pescado, mas as autoridades decidiram permitir a entrada e saída de produtos do mar, anunciou o Governo Provincial de Luanda (GPL).

A medida, divulgada a 28 de março, surge no âmbito da avaliação das restrições impostas desde 25 de fevereiro para conter a propagação da cólera. Segundo o GPL, apenas duas empresas – COAPESCAS, Lda e JORGEMAR – Comércio Geral – receberam autorização para realizar operações de embarque e desembarque de pescado.
Para garantir o cumprimento das normas sanitárias, as atividades serão fiscalizadas pelos Ministérios das Pescas e da Saúde, em coordenação com o governo provincial. As embarcações utilizadas devem estar devidamente licenciadas e obedecer a rigorosos critérios de higiene e segurança alimentar.
A interdição das vendas no mercado tem afetado diretamente os comerciantes locais, que continuam sem poder retomar as suas atividades normais. Entretanto, as autoridades afirmam que as medidas são necessárias para proteger a saúde pública e evitar a propagação da doença.
A população aguarda novas atualizações sobre a situação do mercado, enquanto os pescadores e comerciantes esperam por uma reabertura total, que lhes permita retomar o seu sustento.