O presidente do Conselho de Administração da Lobito Atlantic Railway garantiu que os Estados Unidos da América não têm intenção de suspender o financiamento destinado à dinamização do Corredor do Lobito.
“Está a decorrer normalmente. Este é um financiamento comum em qualquer país do mundo”, afirmou, acrescentando que os contratos de financiamento estão em fase de elaboração e deverão ser assinados nos próximos meses.
Segundo o responsável, não houve qualquer indicação por parte das autoridades americanas de suspensão do apoio, reforçando que o processo de dinamização do corredor ferroviário é uma realidade e que as operações estão em curso.
Desde janeiro de 2024, a Lobito Atlantic Railway assumiu a gestão do corredor, implementando melhorias na operação dos Caminhos de Ferro de Benguela e da infraestrutura portuária.
Por sua vez, o ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, revelou que os investimentos já realizados na reabilitação da linha férrea e nas infraestruturas do Porto do Lobito ultrapassam os 3,2 mil milhões de dólares. Esse montante foi obtido por meio de linhas de crédito da China, visando modernizar e colocar as infraestruturas ao serviço da economia nacional, regional e global.
O Governo angolano e os seus parceiros reafirmam a continuidade dos projetos de dinamização do Corredor do Lobito, contando com o financiamento dos Estados Unidos da América.