Sábado, 22 de Fevereiro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Aumento de ocorrências e vítimas em Angola durante o fim de semana

O Serviço de Proteção Civil e Bombeiros (SPCB) de Angola registou, entre os dias 14 e 16 de fevereiro de 2025, um total de 125 ocorrências que resultaram em 23 mortes e vários feridos. Este número representa um aumento significativo em relação ao período anterior, especialmente durante o fim de semana.

Distribuição das Ocorrências:

  • Sexta-feira, 14 de fevereiro: 37 ocorrências, com 13 feridos e 4 mortes.
  • Sábado, 15 de fevereiro: 41 ocorrências, resultando em 25 feridos e 7 mortes.
  • Domingo, 16 de fevereiro: 45 ocorrências, com 14 feridos e 9 mortes.

Observou-se uma tendência crescente no número de ocorrências ao longo do fim de semana.

Principais Tipos de Ocorrências:

  • Incêndios: Foram registados 19 casos, uma redução de 9 em relação ao período anterior. A província de Luanda liderou com 9 casos, seguida pelo Zaire (3 casos), Quanza Sul (2 casos) e um caso em cada uma das províncias da Lunda Sul, Bié, Huíla, Moxico e Cuando Cubango.
  • Acidentes de Viação: Totalizaram 17 ocorrências, um aumento de 11 em relação ao período anterior, resultando em 4 mortes e 39 feridos. O Zaire registou 3 casos, Quanza Norte 2 casos, e as províncias de Luanda, Cuando Cubango, Lunda Norte e Uíge registaram 1 caso cada.
  • Afogamentos: Foram registadas 10 mortes por presumíveis afogamentos, ocorridos nas províncias de Lunda Norte (2 casos), Moxico (2 casos), e um caso em cada uma das províncias de Quanza Norte, Zaire, Cabinda, Uíge, Cuando Cubango e Bengo.
  • Presumíveis Suicídios por Enforcamento: Três casos foram registados, um aumento de 1 em relação ao período anterior, ocorridos nas províncias de Cuando Cubango, Cunene e Bié, com um caso cada.

Todas as vítimas feridas receberam assistência pré-hospitalar e foram transferidas para unidades hospitalares. Além disso, o SPCB prestou assistência a vítimas com mal-estar súbito devido a questões patológicas, que também foram encaminhadas para as unidades de saúde competentes.

As autoridades reforçam a necessidade de medidas preventivas por parte da população para reduzir o número de ocorrências, especialmente durante os fins de semana, quando se verifica um aumento significativo nos incidentes registados.

×
×

Cart