O Serviço de Investigação Criminal (SIC), através da sua Direção Nacional de Combate aos Crimes Informáticos, em coordenação com o Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República e outros órgãos especializados, deteve no domingo, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, um funcionário da Administração Geral Tributária (AGT).
O detido, que desempenhava funções de técnico supervisor do terminal de carga naquele aeroporto, é suspeito de envolvimento no esquema fraudulento de pagamento por compensação, relacionado com o mediático caso dos 7.000 milhões de kwanzas.
Segundo o SIC, o funcionário enfrenta acusações que incluem acesso ilegítimo a sistema de informação, devassa através de sistema informático, falsidade informática, associação criminosa e participação em esquema fraudulento de compensação de reembolsos do IVA.
As investigações prosseguem para o total esclarecimento do caso, e, segundo as autoridades, o suspeito será apresentado ao Ministério Público para os trâmites legais subsequentes.