Quarta-feira, 5 de Fevereiro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Surto do Vírus de Marburg na Tanzânia Resulta em Oito Mortes, Afirma OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou esta terça-feira, 14 de janeiro, que um possível surto do vírus de Marburg na região de Kagera, Tanzânia, já provocou oito mortes. Segundo a organização, o risco de propagação no país e na região é considerado “alto”.

vírus de Marburg, Tanzânia, OMS, febre hemorrágica, surto, Kagera, saúde pública, Ruanda

O vírus de Marburg causa febre hemorrágica altamente infecciosa, com uma taxa de mortalidade de até 90%. Pertencente à mesma família do vírus ébola, a doença pode ser transmitida por morcegos e é frequentemente acompanhada por sangramento e falência de órgãos.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, confirmou hoje através da rede social X que, até ao momento, foram identificados nove casos, dos quais oito resultaram em óbito. A localização estratégica de Kagera, um centro de trânsito com grande fluxo transfronteiriço de pessoas provenientes do Ruanda, Uganda, Burundi e República Democrática do Congo, contribui para o elevado risco regional de disseminação.

Apesar disso, a OMS sublinhou que o risco de propagação global permanece “baixo”. Recentemente, um surto do vírus de Marburg na vizinha Ruanda causou 15 mortes, o que reforça a necessidade de vigilância e resposta rápida à doença.

AFP

×
×

Cart