Sexta-feira, 10 de Janeiro, 2025

O seu direito à informação, sem compromissos

Pesquisar

Ataque ao Palácio presidencial do Chade deixa 19 mortos

Um comando armado composto por 24 indivíduos atacou o palácio presidencial do Chade, na capital N’Djamena, na noite desta quarta-feira (8), resultando em 19 mortos, dos quais 18 eram agressores, segundo informações das autoridades locais.

“A situação está totalmente sob controlo […] Toda esta tentativa de desestabilização foi erradicada”, afirmou Abderaman Koulamallah, porta-voz do governo e ministro das Relações Exteriores, num vídeo divulgado no Facebook.

Koulamallah revelou que, entre os 24 membros do comando, 18 foram mortos e seis ficaram feridos. Do lado governamental, lamentou-se a morte de um soldado e três feridos, um deles com gravidade.

No vídeo, gravado dentro do palácio presidencial, o ministro aparece com uma arma à cintura e rodeado de militares. Contudo, não forneceu mais detalhes sobre os responsáveis pelo ataque.

Uma fonte de segurança indicou que os atacantes eram membros do grupo jihadista Boko Haram, contra o qual as forças de segurança do Chade têm conduzido operações na região do lago Chade, que faz fronteira com os Camarões, a Nigéria e o Níger.

O ataque ocorreu poucas horas após a visita a N’Djamena do ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, que esteve reunido com líderes do Chade, incluindo o presidente Mahamat Déby Itno.

Palavras-chave: Chade, ataque, palácio presidencial, Boko Haram, N’Djamena, Abderaman Koulamallah, Mahamat Déby Itno, segurança.

×
×

Cart