Quarta-feira, 18 de Dezembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Moscovo diz que general Kirillov foi alvo de ato terrorista de Kiev

A Presidência russa acusou hoje Kiev de um “ato de terrorismo”, referindo-se ao assassínio do general Igor Kirillov em Moscovo, 24 horas após o ataque cuja responsabilidade foi reivindicada pela Ucrânia.

Moscovo diz que general Kirillov foi alvo de ato terrorista de Kiev

“É óbvio quem ordenou este ato de terrorismo. Isto demonstra mais uma vez que o regime de Kiev não recua perante métodos terroristas”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Os serviços de segurança ucranianos (SBU) reivindicaram na terça-feira a responsabilidade pelo assassinato em Moscovo do general russo responsável pela defesa nuclear, biológica e química.

“O atentado bombista [de hoje terça-feira] contra o tenente-general Igor Kirillov, comandante das tropas de defesa nuclear, biológica e química das Forças Armadas russas, foi uma operação especial do SBU”, disse a fonte de Kiev à Agência France Presse.

Em outubro, as autoridades britânicas apontaram o general Kirillov como o responsável de Moscovo pela alegada utilização de armas químicas na Ucrânia.

Trata-se do mais alto responsável militar russo morto em Moscovo desde o início da ofensiva russa contra território ucraniano, em fevereiro de 2022.

O oficial de alta patente do Exército russo morreu numa explosão perto de um edifício residencial no sudeste de Moscovo, anunciou inicialmente o Comité de Investigação russo.

Lusa

×
×

Cart