Quinta-feira, 21 de Novembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Comunidades do Cunene sofrem com falta de serviços essenciais devido à seca

A seca cíclica que afeta o Cunene continua a agravar as condições de vida nas comunidades rurais, preocupando autoridades locais e a Comissão Diocesana de Justiça e Paz, que apelam por uma intervenção urgente do governo. No município de Cacama, há falta de serviços sociais essenciais, como abastecimento de água potável, perfuração de poços, e apoio à agricultura, fundamentais para combater a sede e a fome. Além disso, a ausência de infraestruturas de comunicação, como antenas de rede móvel, isola ainda mais os habitantes da região.

A situação é semelhante na comuna de Omulondo, onde, nesta época do ano, os campos deveriam estar verdes e prontos para o cultivo, mas a seca impediu o início das atividades agrícolas, deixando as famílias sem alimentos e esperança para as próximas colheitas.

A Comissão Diocesana de Justiça e Paz tem buscado parcerias com organizações não governamentais para auxiliar as famílias mais necessitadas. Projetos financiados pelo FRESAN, em colaboração com a organização ADRA, resultaram na construção de cisternas calçadas, que têm ajudado algumas comunidades a obter água tanto para o consumo humano quanto para o gado.

A Comissão apela ao governo que priorize as necessidades dessas comunidades rurais, reconhecendo a urgência de providenciar apoio à população do Cunene que luta diariamente contra os efeitos severos da seca.

×
×

Cart