A cotação do barril de crude Brent para entrega em janeiro terminou hoje no mercado internacional de futuros de Londres em baixa de 2,33%, para os 73,87 dólares.
O petróleo do Mar do Norte, de referência para Angola, fechou no Intercontinental Exchange a cotar 1,76 dólares abaixo dos 75,63 com que encerrou as transações na quinta-feira.
O Brent reagiu em baixa às medidas de estímulo anunciadas hoje pela China, que desiludiram os investidores ao renovarem os seus receios quanto a uma procura fraca de petróleo por parte desta economia asiática.
O preço refletiu ainda a influência do furacão Rafael, o qual, apesar de as mais recentes previsões sobre a sua trajetória aliviarem o risco para as instalações petrolíferas no Golfo do México, levou à suspensão da produção de crude em 22%, em resultado das medidas de proteção adotadas.
Por outro lado, a incerteza predomina no mercado, depois da vitória eleitoral de Donald Trump, à espera das mudanças na política comercial e orçamental que este possa fazer, bem como da sua gestão da situação no Médio Oriente, que pode incluir sanções mais severas à produção e comercialização do petróleo iraniano.
Lusa