O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) entregou, esta segunda-feira (28), na província de Cabinda, 22 equipamentos completos de mecanização para apoiar agricultores familiares, em um sistema de crédito a ser pago no prazo de cinco anos. Este apoio visa impulsionar a produção agrícola na região, especialmente nas culturas de mandioca, milho e soja, que são utilizadas para produção de ração animal. A aquisição dessas máquinas permitirá aumentar a área cultivada e melhorar a produtividade, proporcionando aos agricultores uma alternativa ao trabalho manual.
Os beneficiários poderão reembolsar o crédito em duas modalidades: em dinheiro ou por meio de produtos agrícolas, oferecendo flexibilidade no pagamento. Segundo a PCA do FADA, Felisbela Francisco, há fundos disponíveis para mais agricultores que estejam organizados e cumpram os requisitos, como a legalização das terras e o registo formal das cooperativas, empresas ou agricultores individuais.
Durante a cerimônia de abertura da época agrícola 2024/2025, a governadora de Cabinda, Susana Abreu, entregou também kits agrícolas e sementes a 45 famílias da localidade de Nhunga Novo, destacando a importância de consumir o que é localmente produzido e reconhecendo a fertilidade dos solos e a abundância de recursos hídricos da região.
Com o apoio do FADA e o compromisso dos agricultores, espera-se que Cabinda aumente os níveis de produção de alimentos, aproveitando o potencial natural da província para fortalecer a segurança alimentar e promover o desenvolvimento agrícola.