Quarta-feira, 16 de Outubro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Explosão em fábrica no Bengo faz uma vítima mortal e deixa três gravemente feridas

As vítimas de uma explosão numa fábrica na província do Bengo foram evacuadas para o Hospital Neves Bendinha, em Luanda, onde estão a receber cuidados intensivos. O incidente ocorreu por volta da meia-noite, quando um forno, cheio de aço, explodiu, resultando na morte de uma pessoa e deixando outras três gravemente feridas.

Por volta das 5h da manhã, três pacientes deram entrada no banco de urgências do Hospital Geral da Barra do Dande, no Bengo, antes de serem transferidos para o Hospital Neves Bendinha. O primeiro paciente, um homem de 36 anos, sofreu queimaduras em 9% da superfície corporal, incluindo a face e os membros superiores, sendo classificado como um caso muito grave. O segundo paciente, de 30 anos, apresenta queimaduras em 27% da superfície corporal, com lesões no dorso e membros superiores, também considerado um caso grave. O terceiro paciente, de 51 anos, tem queimaduras em 30% da superfície corporal, atingindo a face e a parte posterior do corpo, encontrando-se em estado crítico.

Um trabalhador da Aisco Steel Corporation, fábrica de fabricação de aço onde ocorreu a explosão, descreveu o momento de pânico. O incidente ocorreu por volta da 1h da madrugada (de domingo para segunda-feira), durante o processo de reaquecimento, no qual a sucata é transformada em aço líquido antes da produção de varões.

“O forno estava cheio, com cerca de 25 toneladas de aço. No momento em que retirávamos o material para a panela, houve uma explosão”, explicou o supervisor de produção. Segundo o funcionário, o aço, ao ser exposto a calor excessivo, explodiu, causando pânico entre os trabalhadores. “Tentámos fugir, mas a explosão foi tão intensa que não conseguimos proteger-nos”, acrescentou.

O trabalhador também denunciou a falta de equipamentos de proteção na fábrica, como roupas antichamas, botas, capacetes e viseiras, essenciais para a segurança no trabalho. “Infelizmente, a empresa não tem fornecido os materiais de proteção necessários para trabalhar com este tipo de máquinas”, afirmou.

Além dos três feridos graves, um dos trabalhadores caiu de uma escada e bateu com a cabeça, enquanto outro sofreu uma entorse no pé.

Os pacientes permanecem estáveis, mas dois deles estão internados em cuidados intensivos devido à gravidade das suas lesões.

×
×

Cart