Domingo, 10 de Novembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Presidente João Lourenço e dignitários prestam homenagem ao Cardeal Dom Alexandre do Nascimento

Nesta segunda-feira (7), o Presidente da República, João Lourenço, acompanhado pela Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, compareceu ao Paço Episcopal para prestar homenagem a Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, falecido aos 99 anos. No local, o Chefe de Estado cumprimentou os membros da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) e os familiares do Cardeal.

Presidente João Lourenço e dignitários prestam homenagem ao Cardeal Dom Alexandre do Nascimento

No livro de condolências, João Lourenço expressou sua profunda consternação pelo falecimento do único Cardeal angolano, descrevendo-o como um homem íntegro que consagrou grande parte da sua vida a transmitir valores de dignidade, perdão e respeito ao próximo. O Presidente assegurou que os feitos de Dom Alexandre, tanto para a Igreja quanto para a Nação, serão perpetuados por gerações futuras.

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, também apresentou suas condolências, juntamente com outros titulares de órgãos de soberania, membros do Executivo e dirigentes do MPLA. Dom Alexandre foi lembrado como um líder espiritual de grande envergadura, patriota, construtor de pontes, promotor da paz e da reconciliação nacional, deixando um legado inestimável para as futuras gerações.

Dom Alexandre do Nascimento também foi reconhecido por sua contribuição acadêmica, tendo sido um dos fundadores da Universidade Católica de Angola, instituição que formou muitos quadros cruciais para o desenvolvimento do país. Além disso, foi enaltecido por sua dedicação à paz, à união das famílias e por sua defesa de causas justas e humildes.

O Ministro das Relações Exteriores, Téte António, destacou o papel diplomático do Cardeal, que ajudou a promover a imagem de Angola no cenário internacional. Já o embaixador de Portugal, Francisco Alegre Duarte, destacou o passado nacionalista de Dom Alexandre, lembrando os 10 anos que passou em exílio em Portugal, onde forjou laços com figuras importantes, incluindo o Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa.

Oficiais das Forças Armadas e da Polícia Nacional também prestaram homenagem a Dom Alexandre do Nascimento, reconhecendo sua imensa contribuição para Angola e a Igreja Católica.

×
×

Cart