Quinta-feira, 21 de Novembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Preços do petróleo sobem pelo quarto dia consecutivo em meio a tensões no Médio Oriente

Os preços do petróleo encerraram a semana em alta nesta sexta-feira, assinalando o quarto dia consecutivo de ganhos, à medida que os operadores de mercado se preparam para possíveis repercussões da recente escalada de tensões no Médio Oriente. As preocupações centram-se numa possível resposta de Israel aos ataques com mísseis por parte do Irão, ocorridos na última terça-feira.

O barril de Brent, de referência para exportações angolanas, para entrega em dezembro registou uma subida de 0,55%, fechando a 78,05 dólares. Já o barril de WTI, com entrega em novembro, subiu 0,91%, terminando o dia a 74,38 dólares. Nos últimos quatro dias, o WTI acumulou uma valorização superior a 9%, impulsionado pela instabilidade geopolítica na região.

De acordo com Stephen Schork, analista e autor do Schork Report, os operadores estão a posicionar-se na expectativa de um possível ataque de Israel durante o fim de semana, o que poderá ter um impacto significativo nos preços do petróleo quando o mercado reabrir. “Se não acontecer nada neste fim de semana, haverá uma correção”, explicou Schork, sublinhando que, apesar da recente subida, os fundamentos do mercado petrolífero permanecem inalterados, com uma oferta abundante e uma procura incerta.

As incertezas no Médio Oriente, particularmente envolvendo dois grandes intervenientes como Israel e o Irão, mantêm o mercado em alerta, dado que qualquer escalada pode afetar o fornecimento de petróleo na região, pressionando ainda mais os preços.

×
×

Cart