O Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, reafirmou o compromisso do governo angolano em manter um diálogo contínuo com o setor bancário, buscando soluções e oportunidades para impulsionar a economia nacional. A declaração foi feita, esta quarta-feira (2), durante uma reunião com os presidentes dos conselhos executivos dos bancos comerciais, onde o ministro destacou o impacto positivo que o crédito ao setor privado tem tido sobre o crescimento económico.
Entre os temas discutidos no encontro, estiveram o imposto de selo sobre operações bancárias, a mitigação do risco de crédito, garantias soberanas e a organização do Fórum de Negócios Estados Unidos-África, que será realizado em Angola em junho de 2025. Durante a reunião, Massano também mencionou o potencial do Corredor do Lobito como uma oportunidade de negócios para exportação.
Adicionalmente, foi anunciado o desenvolvimento de uma estratégia nacional para o AGOA (Lei de Oportunidade e Crescimento Africano), destinada a facilitar o comércio entre Angola e os Estados Unidos. Os representantes dos bancos comerciais manifestaram o seu apoio e compromisso contínuo com o desenvolvimento económico do país, destacando a importância de uma colaboração mútua para alcançar os objetivos de crescimento.