O município de Quibala, localizado no centro da província de Cuanza Sul, desempenha um papel estratégico como ponto de confluência de várias estradas que conectam o norte, centro, sul e litoral de Angola. A sua localização privilegiada e o vasto potencial agrário fazem da região um polo atrativo para investimentos, especialmente no setor agropecuário. Atualmente, a economia local é fortalecida por diversos projetos empresariais ligados à agricultura, que abrangem quase toda a extensão do município.
Para sustentar esse crescente dinamismo econômico, uma nova subestação elétrica, com capacidade para gerar 60 megawatts (MW), está em fase de instalação. O projeto envolve a construção de duas subestações: uma dedicada à transformação da alta para a média tensão, e outra voltada para a distribuição de média tensão. A obra está sendo realizada no âmbito da Rede Nacional de Transporte de Energia (RNT) e da Empresa Nacional de Distribuição de Eletricidade (ENDE).
Segundo João Silva, encarregado de obra, a maior parte das necessidades energéticas do município já está sendo atendida, embora ainda de forma provisória. A conclusão da nova subestação definitiva está prevista para o final deste ano, o que promete transformar significativamente o fornecimento de energia local. Além das ligações elétricas para residências, a eletricidade também será levada para grandes fazendas na região, o que reduzirá os custos operacionais para os produtores, que até agora dependiam de geradores para suas atividades.
“A chegada da energia elétrica às fazendas agrícolas de Quibala é uma mudança importante para o setor produtivo, reduzindo significativamente os custos de produção, o que pode, eventualmente, refletir-se na diminuição dos preços dos produtos agrícolas”, destacou a governadora do Cuanza Sul, Mara Quiosa.
Além dos avanços no setor energético, Quibala enfrenta outras necessidades prementes. O administrador municipal da Quibala, João Daniel Nunes, ressaltou a importância da construção de um hospital de referência, dada a localização estratégica do município na província. Também mencionou a necessidade urgente de um tribunal de comarca, considerando o crescimento económico da região. Outro ponto de atenção é a criação de unidades dos bombeiros equipadas com materiais adequados para lidar com incêndios, afogamentos e primeiros socorros, garantindo maior segurança para a população.