Sábado, 5 de Outubro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Governo lança projeto de revisão da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

O projeto de revisão da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola já está em andamento, com o objetivo de alinhar-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O primeiro passo foi dado, esta segunda-feira (30), com um encontro entre especialistas sob a gestão do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, em colaboração com a União Europeia.

Paula Regina de Oliveira, Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

Angola pretende acompanhar a evolução das tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, buscando aproveitar ao máximo as oportunidades que estas oferecem para impulsionar o desenvolvimento global. “Angola não pode ficar alheia a esta evolução global”, sublinhou Paula Regina de Oliveira, Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para a materialização do projeto, a União Europeia disponibilizou 60 milhões de euros dentro da sua estratégia “Global Gateway”, que visa promover inovação e apoio ao investimento, tendo em vista a criação de emprego e o crescimento econômico. Essa quantia será distribuída entre 26 países da África, Caraíbas e Pacífico, sendo Angola um dos beneficiários.

Os consultores nacionais e estrangeiros já iniciaram os contatos para avançar no desenvolvimento do projeto. A próxima etapa envolverá uma investigação mais aprofundada e a troca de informações com outros departamentos ministeriais. Espera-se que até fevereiro de 2024, um documento seja preparado para discussão, envolvendo diversos atores nacionais e internacionais, incluindo ministérios relacionados com setores produtivos, como indústria, pesquisa, inovação e tecnologia.

O objetivo principal desta revisão é fortalecer o uso de ciência, tecnologia e inovação em Angola, de modo a aumentar a rentabilidade dos diferentes setores produtivos, como indústria, comércio e agricultura. A aposta em ferramentas tecnológicas visa transformar esses setores e promover o desenvolvimento econômico sustentável do país.

×
×

Cart