Domingo, 22 de Dezembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Angola regista progressos, mas os desafios persistem na implementação dos ODS

Angola continua a avançar na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas ainda enfrenta desafios significativos para alcançar as metas até 2030. Um estudo recente, apresentado esta terça-feira (1), em Luanda, destacou os efeitos positivos dos investimentos em setores chave, como saúde, educação e proteção social, alinhados aos ODS e ao Plano de Desenvolvimento Nacional.

De acordo com o secretário de Estado para o Planeamento, Luís Epalanga, o governo angolano apresentou, o primeiro Relatório Nacional Voluntário em 2021, o que permitiu avaliar progressos. A submissão de um segundo relatório foi confirmada, reforçando o compromisso do país com a Agenda 2030.

Apesar dos avanços, cerca de 50% das metas dos ODS em Angola correm o risco de não serem atingidas até 2030, com 30% delas apresentando um grau de execução fraco. Entre os principais aceleradores para a implementação dos ODS no país estão educação, saneamento básico, proteção social e igualdade de gênero. O relatório aponta que 210 das 284 prioridades do Plano de Desenvolvimento Nacional têm impacto direto sobre o cumprimento das metas dos ODS, atingindo aproximadamente 75% de sua execução.

O relatório também enfatiza a necessidade de aumentar os esforços conjuntos para diversificar e mobilizar recursos públicos e privados, tanto internos quanto externos, visando melhorar a eficiência dos investimentos. Os desafios globais na implementação dos ODS impactam todos os países, e Angola não é exceção, exigindo avaliações regulares e inclusivas para garantir que todos os segmentos da sociedade, especialmente os mais vulneráveis, sejam ouvidos e envolvidos no processo de desenvolvimento.

×
×

Cart