Benguela, 25 de setembro de 2024 – A Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola iniciou esta quarta-feira, em Benguela, uma conferência voltada para o fomento do desenvolvimento sustentável do Corredor do Lobito. O evento tem como foco o acesso e o uso de energias renováveis na África Subsaariana, marcando mais um passo importante na expansão e modernização do Corredor do Lobito.
Organizada pela Embaixada dos EUA em Angola e São Tomé e Príncipe, a conferência é realizada em colaboração com organizações multilaterais de desenvolvimento, parceiros privados e doadores. O evento faz parte da iniciativa Power Africa, liderada pelo governo dos EUA desde 2013, que mobiliza recursos públicos e privados para expandir o acesso à eletricidade mais limpa em países africanos.
Fomento de Energias Renováveis
A Power Africa, uma iniciativa da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), está a coordenar o encontro com o objetivo de oferecer assistência técnica e financeira ao setor privado, auxiliando empresas a identificarem e aproveitarem oportunidades de investimento no setor de energia renovável. A iniciativa visa apoiar projetos que não apenas fortaleçam a infraestrutura de energia no Corredor do Lobito, mas que também contribuam para o desenvolvimento sustentável da região.
William Butterfield, representante da USAID em Angola, ressaltou a importância da parceria entre Angola e os Estados Unidos no desenvolvimento da infraestrutura do Corredor do Lobito. Segundo ele, a visita recente do presidente dos EUA, Joe Biden, ao país reafirma o compromisso americano com o progresso econômico e sustentável de Angola.
“Acho que esta visita representa o compromisso dos Estados Unidos no desenvolvimento do Corredor do Lobito e não apenas o desenvolvimento de uma ferrovia, mas um desenvolvimento que seja inclusivo e sustentável”, afirmou Butterfield. “Investir em energias limpas é uma parte fundamental desta visita, e por isso estamos aqui hoje, para elaborar um novo plano de promoção desses investimentos.”
Parcerias Internacionais em Foco
A conferência conta com a participação de altos representantes do Governo dos Estados Unidos em Angola, membros da Power Africa, e representantes dos Departamentos de Estado, Comércio e Energia dos EUA. Além disso, também estão presentes representantes do Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Mundial, Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e da União Europeia, todos engajados na coordenação de apoio ao Corredor do Lobito.
O Corredor do Lobito é visto como um dos principais motores do desenvolvimento económico e logístico da África Austral, e sua evolução sustentável, com o foco em energias renováveis, demonstra um compromisso com o futuro da região. Ao promover o uso de energia limpa, o projeto assegura uma infraestrutura moderna e sustentável, fundamental para a redução de emissões de carbono e o estímulo ao crescimento verde.