Quinta-feira, 19 de Setembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Governo detalha progressos e desafios do setor hídrico no âmbito do PDN 2023-2027

Em mais uma edição do projeto “Comunicar por Angola”, o governo angolano destacou os avanços e desafios do setor das águas no país. Com foco na implementação do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027, o Executivo apresentou uma série de iniciativas para garantir o acesso à água potável à população angolana.

A 29.ª edição do projeto Comunicar por Angola, realizado esta terça-feira, presidida pelo secretário de Estado para Comunicação Social, Nuno Caldas, e pelo secretário de Estado para Águas, António Belsa da Costa, teve como tema “Modernização e Expansão do Fornecimento de Água”.

De acordo com António Belsa da Costa, um dos principais objetivos do governo é aumentar significativamente a cobertura de água potável em todo o território nacional. Até 2027, a meta é alcançar 61% da população com acesso a este recurso essencial. Para atingir essa meta, “o governo está a investir na construção e reabilitação de infraestruturas hídricas, a implementar novos modelos de gestão dos recursos hídricos e assegura a sustentabilidade dos serviços de água”, disse.

Para Luanda, a capital do país, o plano prevê a instalação de novas ligações de água em 1.600.000 casas. Nas demais províncias, o foco está na expansão das redes de abastecimento e na atualização dos planos diretores de água.

Durante o evento, foram apresentados dados que revelam um crescimento significativo na produção de água em províncias como Cabinda e Malanje, graças a investimentos em modernização e expansão das infraestruturas. No entanto, o governo reconhece que ainda há muito a ser feito, especialmente nas províncias com menor cobertura, onde menos de 100 mil ligações estão disponíveis. E que apenas Luanda e Benguela têm mais de 100 mil ligações.

Essa iniciativa do governo visa comunicar de forma periódica e regular as ações do executivo angolano nos seus mais variados domínios.

×
×

Cart