Um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter, com epicentro a cerca de 60 quilómetros a oeste de Sines, Portugal, foi registado esta madrugada, levando a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a emitir um alerta.
O abalo sísmico, sentido em várias localidades da região, já foi seguido por três réplicas, com magnitudes 1,2, 1,1 e 0,9, respectivamente. De acordo com o comandante nacional da ANEPC, André Fernandes, a situação está a ser monitorizada de perto e novas informações serão divulgadas se necessário.
A intensidade do sismo provocou um aumento significativo no número de chamadas para os serviços de emergência. A população demonstrou preocupação e procurou informações sobre o evento sísmico. Os bombeiros e outras entidades de socorro estiveram em alerta, mas não foram registados danos pessoais ou materiais de maior relevância.
Apesar do sismo ter sido sentido em várias localidades, a ANEPC esclareceu que não houve necessidade de ativar planos especiais de emergência, uma vez que a magnitude do sismo não atingiu o limiar estabelecido para tal.