Quinta-feira, 19 de Setembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Fim de semana marcado por tragédia nas estradas da Huíla com saldo mortal de 14 pessoas

Uma série de acidentes fatais nas estradas angolanas nos últimos dias tem causado grande comoção e preocupação. As tragédias, que resultaram em múltiplas mortes e feridos graves, expõem a necessidade urgente de medidas mais eficazes para garantir a segurança no trânsito.

Um dos acidentes mais graves ocorreu no Toco, nos arredores do Lubango, quando um caminhão colidiu com um Toyota Hiace, resultando na morte de pelo menos 10 pessoas. Testemunhas relatam que o impacto foi violento e que o veículo pegou fogo, dificultando as operações de resgate.

Em outro incidente, um caminhão foi atingido por um comboio turístico na área do Rio Nangombe, Lubango. O veículo ficou completamente destruído e os ocupantes ficaram gravemente feridos.

Ainda no Lubango, um carro carregado de passageiros despistou e capotou, causando a morte de uma pessoa e ferimentos em várias outras. Segundo uma das passageiras, o carro vinha da Praça Nova em direção ao Mutundo, nas imediações do Nduva, o motorista perdeu os travões, para evitar o pior decidiu despistar o carro.

Causas dos acidentes

As causas destes acidentes ainda estão sendo investigadas, mas fatores como excesso de velocidade, condições precárias das vias, falhas mecânicas nos veículos e imprudência dos condutores são apontados como possíveis causas.

Apelo à prudência e medidas de segurança

Diante da gravidade da situação, as autoridades de trânsito estão a intensificar as ações de fiscalização e sensibilização. O chefe do departamento de trânsito e segurança rodoviária da Huíla, superintendente-chefe António Franco, alertou para a necessidade de os condutores redobrarem a atenção e cumprirem as leis de trânsito.

“Não permitiremos a desordem na circulação rodoviária”, afirmou o superintendente-chefe António Franco. “Seremos implacáveis com os condutores que não estiverem habilitados ou que dirigirem veículos em mau estado.”

A polícia também reforçará as campanhas de educação para o trânsito, com o objetivo de consciencializar a população sobre a importância de adotar comportamentos seguros nas vias.

×
×

Cart