O futuro do desenvolvimento de Angola passa pelas parcerias público-privadas (PPPs). Essa foi a principal conclusão da mesa redonda, organizada esta terça-feira (20), em Luanda, que reuniu representantes do governo, do setor privado e de instituições financeiras internacionais, como a Corporação Financeira Internacional (IFC).

O evento destacou o potencial das PPPs para atrair investimentos privados, impulsionar o crescimento econômico e melhorar a infraestrutura do país.
O ministro do Planeamento, Vítor Guilherme, enfatizou a importância das PPPs como uma ferramenta para superar as limitações financeiras do Estado e atender às crescentes demandas por serviços públicos.
“As PPPs proporcionam uma abordagem inovadora para superar as habituais limitações financeiras e operacionais”, afirmou o ministro.
“Ao permitir que o setor privado contribua com capital, experiência e eficiência operacional, enquanto o setor público garante que os interesses sociais e o desenvolvimento equitativo sejam priorizados, as PPPs se tornam uma solução viável para o desenvolvimento do país.”
O vice-presidente da IFC, por sua vez, destacou as reformas em curso em Angola e o grande potencial do país para atrair investimentos.
“Angola tem um potencial agrícola enorme e nós temos que apoiar o desenvolvimento desse setor. Para desenvolver o setor agrícola é necessário ter também infraestruturas, é preciso ter portos, logísticas, estradas”, afirmou.
Setores estratégicos em foco
A mesa redonda abordou diversos setores estratégicos para o desenvolvimento de Angola, como infraestrutura, transportes e logística. O ministro dos Transportes destacou projetos como a concessão do Terminal Polivalente de Porto de Luanda, o Corredor do Lobito e o Aeroporto Dr. António Agostinho Neto, que estão a ser estruturados sob o modelo de PPP.
“Começamos aqui no porto de Luanda com a concessão do Terminal Polivalente de Porto de Luanda. Temos o nosso projeto mais emblemático que é o corredor do Lobito, portanto que está exatamente no âmbito das parcerias público-privadas”, afirmou o ministro.
Resultados promissores
Os resultados iniciais das PPPs em Angola são promissores. Segundo dados apresentados na mesa redonda, o setor dos transportes já conseguiu arrecadar mais de 380 milhões de dólares em prêmios de concessão e compromissos de investimento na ordem de 1,3 a 1,5 mil milhões de dólares.