Sexta-feira, 13 de Setembro, 2024

O seu direito à informação, sem compromissos

Search
Close this search box.

Pesquisar

Políticas de controlo da inflação e redução de preços mostram resultados positivos

As recentes políticas implementadas pelas autoridades angolanas para controlar a inflação e reduzir os preços começam a dar frutos, com sinais encorajadores na estabilidade económica do país.

Políticas de controlo da inflação e redução de preços mostram resultados positivos

Esta informação foi avançada, esta quarta-feira (14), pelo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, quando falava à imprensa na sede do banco central.

Segundo o governador do banco centra, entre as medidas mais eficazes está a integração da plataforma Bloomberg no sistema financeiro nacional, o que diversificou as fontes de moeda estrangeira e aliviou a pressão sobre as reservas internacionais líquidas, que se mantêm estáveis em 14,7 mil milhões de dólares americanos.

Estabilidade das Reservas Internacionais

Em julho, as reservas internacionais de Angola registaram 14,7 mil milhões de dólares, equivalente a uma cobertura de importações de 7,4 meses. Esta estabilidade reflete a resiliência da economia angolana em honrar seus compromissos externos, mantendo o mesmo nível de reservas desde dezembro do ano passado.

De acordo com Tiago Dias, essa estabilidade sinaliza a capacidade do país de enfrentar desafios econômicos internacionais sem comprometer suas reservas.

Impacto da Plataforma Bloomberg

A integração da plataforma Bloomberg como instrumento de transação de divisas foi um passo crucial para diminuir a dependência do BNA como único provedor de moeda estrangeira. Com os bancos comerciais agora adquirindo divisas diretamente através da plataforma, a pressão sobre as reservas internacionais foi significativamente reduzida.

Dados mostram que, entre janeiro e julho deste ano, os bancos comerciais compraram em média 600 milhões de dólares por mês através da Bloomberg, e mais 200 milhões de dólares de outras fontes, totalizando 800 milhões de dólares por mês.

Queda da Inflação e Redução dos Preços

Outro aspeto positivo é a queda da inflação mensal, que tem levado à redução dos preços, especialmente nos meses de maio e julho. Essa tendência resulta dos esforços tanto do lado da oferta quanto da procura.

O aumento da produção interna de bens, impulsionado por investimentos da classe empresarial, e a política governamental de leilões para a importação agrupada de bens essenciais têm desempenhado um papel crucial na estabilização dos preços.

Essa maior disponibilidade de produtos nacionais, combinada com as importações estratégicas de bens essenciais, tem contribuído para reduzir o déficit entre a procura interna e a oferta, o que, por sua vez, tem ajudado a manter os preços sob controlo.

×
×

Cart